Um blogue que visa a divulgação do que se passa no Mundo em todas as vertentes da BIOLOGIA.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

O 'TURIASAURIUS RIODEVENSIS' MEDÍA 35 METROS

O dinossauro gigante de Teruel


Em maio de 2003, uma equipa de paleontólogos espanholes encontrou em Teruel, os restos de um saurópode gigantesco: uns 35 metros de altura e 45 toneladas de peso, segundo as primeiras estimativas. Três anos depois, a revista 'Science' dedica um extenso artigo à descoberta de uma nova espécie de dinossauros gigantes nunca antes catalogada: o 'Turiasaurus riodevensis'.
Os restos encontrados, com cerca de 145 milhões de anos, pertencem a um saurópode: dinossauros de enorme tamanho com o pescoço e a cauda muito compridos, quadrúpedes e herbívoros. Os mais de 70 ossos encontrados, entre eles a pata dianteira esquerda práticamente completa, não deixaram lugar a dúvidas: tratava-se de um animal nunca antes catalogado. A comunidade científica baptizou-o como 'Turiasaurus riodevensis'. Turiasaurio porque em latím significa lagarto de Teruel, e riodevensis devido ao nome do local da descoberta.


No Velho Continente viveram dinossauros gigantes até final do Jurássico superior (145 milhões de anos) e até agora só se haviam encontrado restos significativos de estes animais na América e África.
O dinossauro de Riodeva pertence a um novo grupo de primitivos saurópodes europeus, mas apresentam uma estrutura óssea e umas extremidades muito menos evoluídas que as reconhecidas até agora no limite Jurássico-Cretáceo. Os paleontólogos da Fundação Dinópolis identificaram restos noutros lugares de Espanha, Portugal, França e Inglaterra que poderíam pertencer a este novo grupo de saurópodes.

Leia mais no site de elmundo.es clicando aqui Turiasaurius riodevensis


Sem comentários: