Um blogue que visa a divulgação do que se passa no Mundo em todas as vertentes da BIOLOGIA.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Notícia

Cientistas avançam no caminho da criação de vida sintética


O objectivo da técnica é criar bactérias a fim de se produzir combustível artificial, medicamentos ou limpar o lixo tóxico.
Os cientistas deram o primeiro passo para a produção de vida sintética, com a transferência de material genético de uma bactéria para a outra, transformando a segunda numa cópia da primeira.
Um grupo de cientistas vem tentando, há anos, criar um micróbio a partir do nada. E apesar de ainda não terem conseguido, já conseguiram reprogramar uma espécie de bactéria ao adicionar-lhe material genético de uma outra.
Os cientistas prepararam o cromossoma doado para resistir a um antibiótico, e então submeteram-no à droga. As bactérias que sobreviveram carregavam apenas os genes que tinham sido incluídos. Os pesquisadores acreditam que as outras morreram, mas não sabem bem como o novo DNA reprogramou as bactérias, nem o que aconteceu com o DNA original.
Mesmo assim, a equipa pediu a patente do processo e pretende explorá-lo industrialmente. Acreditam que será relativamente simples construir um novo cromossoma a partir do nada, que tenha funções pré-determinadas, para assim se criar uma bactéria feita à medida.
Na experiência foi usada uma bactéria bem simples, o Mycoplasma capricolum, que costuma infectar animais. As bactérias não têm núcleos como as células de organismos mais complexos. A equipa inseriu então um cromossoma da espécie Mycoplasma mycoides.
Os pesquisadores admitem que será muito mais difícil fazer essas transformações em organismos mais complexos, mesmo bactérias, que têm mecanismos de defesa para repelir DNA estranho.

Sem comentários: