Um blogue que visa a divulgação do que se passa no Mundo em todas as vertentes da BIOLOGIA.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Notícia

No Parque de Doñana
Nasceram duas crias de lince-ibérico em Espanha
(notícia PUBLICO.PT)

Esta madrugada nasceram duas crias de lince-ibérico (Lynx pardinus) em cativeiro, no centro El Acebuche, em Doñana.

Com estes dois nascimentos são sete os linces que nasceram este ano no centro El Acebuche. Em Março, Saliega deu à luz duas crias; Aura pariu três; e Adelfa deu à luz duas crias que não sobreviveram.Desde o início do programa de criação em cativeiro para ajudar à conservação desta espécie em perigo de extinção já nasceram 16 crias, mas só sobreviveram doze. Este ano morreram duas crias de Adelfa, no ano passado morreu uma de Esperanza e em 2005 morreu uma das três crias de Saliega.
Esperanza — que teria cinco dias quando foi levada para Doñana, em 2001, num estado de saúde preocupante — já deu à luz Cynara, que superou o primeiro ano de vida, informa a edição online do "El Mundo".

Segundo os técnicos do programa, são três as fêmeas actualmente em gestação: Artemisa, Aliaga e Brisa.Este ano foi inaugurado o centro de criação em cativeiro de La Aliseda, no Parque Natural de Despeñaperros, em Jaén. Nele vivem onze linces (oito fêmeas e três machos). Pelas suas dimensões, este centro permite uma criação de linces em regime de semi-liberdade, contribuindo assim para a sua posterior reintrodução na natureza.O programa de criação em cativeiro espanhol tem como objectivo garantir, a curto prazo, a conservação do material genético da espécie e criar, a médio e longo prazo, novas populações.

O lince-ibérico é considerada a espécie de felino mais ameaçada do mundo pela União Mundial para a Conservação (UICN, na sigla em inglês).

Sem comentários: