Um blogue que visa a divulgação do que se passa no Mundo em todas as vertentes da BIOLOGIA.

quarta-feira, 28 de março de 2007

Destaques / Assistente projecto LIFE Priolo

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves procura


Assistente de projecto LIFE/Priolo(Área de Ciências Naturais)
O Assistente do Projecto LIFE Priolo deve fazer parte da equipa de trabalho deste Projecto, do qual a SPEA é o beneficiário, com parcerias com a Direcção Regional de Ambiente dos Açores, a Direcção Regional dos Recursos Florestais, a Câmara Municipal do Nordeste, a Royal Society for the Protection of Birds e o Centro de Conservação e Protecção do Ambiente da Universidade dos Açores.
O projecto tem como principal objectivo a conservação do habitat do Priolo através da implementação de medidas de gestão que asseguram a sobrevivência da espécie, sobretudo através da erradicação de espécies exóticas e a plantação de espécies nativas. Este lugar visa assegurar o apoio às tarefas de divulgação do projecto, monitorização das acções realizadas pela equipa de trabalho e gestão de estágios e candidaturas.

Tarefas principais:
• Responsável pelo acompanhamento e monitorização da execução do Plano de Gestão da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme e apresentação de relatórios regulares.
• Responsável pela coordenação e elaboração do estudo e análise da viabilidade económica da gestão e valoração dos serviços ecológicos da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, agendada para 2007 (Acção E3 do projecto).
• Acompanhar os processos legislativos da Secretaria Regional de Ambiente e do Mar no que respeita à Integração da ZPE na Rede Nacional de Áreas Protegidas através de regulamentação e orgânica próprias (Acção A5), Integração das medidas de gestão do projecto nas políticas sectoriais e regionais (Acção A6) e Revisão da legislação de controlo de espécies exóticas (Acção A8).
• Conclusão do Mapeamento do coberto vegetal na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme para apoio das acções de campo (Acção A9).
• Compilação, processamento e análise dos dados de fiscalização da ZPE, segundo os dados obtidos junto da DRRF e dos Serviços de Ambiente de S. Miguel.
• Coordenar o trabalho desenvolvido nas acções de sensibilização do público e divulgação dos resultados do projecto (Acções E), incluindo a elaboração do Boletim Trimestral do Priolo (newsletter electrónica).
• Manutenção da página web (Microsite do LIFE Priolo) e da cartografia digital online (WebGIS) do projecto.
• Organização, realização e participação em acções de sensibilização e educação ambiental (exposições, palestras, actividades, etc).
• Elaboração do relatório não especializado do projecto, até 31 de Outubro de 2007 (acção E12).
• Elaboração de cartografia de apoio em Sistema de Informação Geográfica e elaboração de pareceres técnicos relevantes no acompanhamento de todas as acções do projecto.
• Elaboração e gestão de candidaturas a programas regionais, nacionais e europeus de estágios profissionalizantes, visando assegurar a participação de estagiários responsáveis pela elaboração de estudos e apoio a trabalhos relevantes para o projecto.
• Participar nas reuniões da equipa de trabalho e das Comissões Executiva e Consultiva do projecto, mantendo com regularidade os parceiros informados sobre as diversas actividades das acções sob a sua responsabilidade.• Desenvolver quaisquer outras actividades pontuais que lhe sejam atribuídas por decisão da Comissão Executiva ou do Coordenador de Projecto.

Requisitos:
• Licenciatura em Ciências Naturais (por exemplo: Biologia, Ciências do Ambiente, Engenharia Agrónoma, Engenharia do Ambiente, Engenharia Biofísica, Engenharia Florestal, Engenharia do Território).
• Formação, conhecimentos e experiência (preferencial) nos domínios do Ordenamento do Território, Cartografia, Economia Ambiental/Ecológica e Educação Ambiental.
• Conhecimentos de informática na óptica do utilizador e experiência comprovada em Sistemas de Informação Geográfica, gestão de bases de dados e manutenção de páginas internet.
• Polivalência, proactividade, capacidade de trabalhar em grupo e de integrar uma equipa em ambientes isolados.
• Disponibilidade para viver nos Açores (Nordeste – S. Miguel) por um período mínimo de 12 meses.
• Domínio da língua inglesa.

O cargo prevê um salário bruto máximo de €1.400, dependendo da experiência demonstrada. Todas as candidaturas devem conter curriculum vitae resumido (máximo 3 páginas), carta de motivação e contactos de referências, dirigido por correio electrónico para mailto:luis.costa@spea.pt?subject=Ref%20AssPriolo, com a referência “Ref AssPriolo”, até ao dia 12 de Abril de 2007.
Não se aceitam candidaturas depois deste prazo ou não respeitando os termos acima referidos.

Sem comentários: