Um blogue que visa a divulgação do que se passa no Mundo em todas as vertentes da BIOLOGIA.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Mistério do sono explicado por cientistas norte-americanos


As partes do cérebro dos golfinhos «desligam-se» alternadamente fazendo com que não precisem de dormir, um fenómeno único entre os mamíferos, conclui um estudo publicado numa altura em que se celebra o Ano Internacional do Golfinho.
Segundo biólogos da Universidade de Carolina em San Diego, Estados Unidos, o «mistério do sono» à volta dos golfinhos, que há muito tempo intrigava especialistas, deve-se à capacidade que estes animais têm em desligar alternadamente uma parte do cérebro para descansar, enquanto a outra parte se mantém activa.


Este fenómeno explica o facto de os golfinhos não dormirem semanas após o parto, estarem sempre em alerta e serem capazes de reagir imediatamente mesmo que se encontrem a descansar, de acordo com o estudo citado esta semana pela revista alemã Die Welt e que data de Agosto de 2006.


A descoberta foi feita através de uma experiência com um sinal acústico, ao qual o golfinho reagia, tendo os investigadores norte-americanos analisado durante cinco dias seguidos as correntes cerebrais do mamífero, comprovando assim as «alterações das partes cerebrais».


Veja a notícia completa aqui!

1 comentário:

Rick disse...

Isso ja se podia ter descoberto ha muito mais tempo com tecnicas de imagiologia do sistema nervoso, mas naum, estaum sempre com a mania de ter cuidado com o "bem estar animal"....

E que mania que os zoologos tem de aproveitar qualquer descoberta cientifica para expor o seu ambientalismo e falar das perturbaxoes e ameaxas ah especie ou ao grupo de animais que estaum a estudar. Naum consseguem ser minimamente imparciais e separar ciencia de ambientalismo?! god... (isto sobre o k dizem na noticia original)