Um blogue que visa a divulgação do que se passa no Mundo em todas as vertentes da BIOLOGIA.

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Fé, Ciência e Toiros?!




A pouco menos de dois meses de envelhecer mais um ano, tenho a plena noção de que a minha personalidade está mais do que nunca definida. Os meus defeitos, as virtudes, os meus gostos e “não-gostos” estão totalmente apurados e formados.Ainda assim e por mais idade que vá tendo, existirão sempre dentro de mim uns choques ideológicos, que para a maioria das pessoas não podem coexistir, mas que no meu interior vivem em paz. Tauromaquia, Religião e Ciência!




A religião e a aficion à tauromaquia foram incutidas muito por culpa da educação recebida e pelo meio onde nasci e cresci, mas nunca de modo algum fui obrigada a acatar algo se não gostasse ou acreditasse por vontade própria. O gosto pela ciência foi nascendo primeiro pelo amor aos animais e posteriormente pela curiosidade da descoberta e da investigação.Não duvido do meu gosto por nenhum deles, acredito em todos, mas confesso que por vezes, acredito em um de cada vez. Sou uma aficionada, bióloga (futuramente) e católica. Ou melhor, uma católica consciente, uma bióloga crente e uma aficionada moderada. Não creio que vá ser pior bióloga por também gostar de toiros, ou que tenha menos fé em Deus por acreditar na ciência. Uma opção não invalida a outra. À minha maneira respeito e sigo a paixão por cada um dos meus credos.






Normalmente, quem está por dentro da biologia critica a fé num Deus e o gosto pelo toureio. Para a ciência não houve um Deus, houve um Big Bang, para mim, gosto de dizer que houve um Deus que provocou um Big Bang. Para a ciência/biologia quem gosta de touradas é selvagem, não tem coração, não ama os animais e só gosta de os ver sofrer. Para mim as corridas de toiros são pura arte, não as vejo como actos de violência contra os animais. E quem é aficionado tem que ser acima de tudo amante da natureza e principalmente do toiro bravo. Acreditem que o toiro é muito respeitado tanto por quem o cria, como por quem o lida e inclusive pelo espectador de bancada, pois quando algo corre mal é o primeiro a reclamar.




A meu ver Deus existe acima de tudo, a Ciência explica (quase) tudo e a paixão que tenho aos toiros é grande como tudo. Não acredito que a religião tenha que estar de costas voltas à ciência, nem tão pouco que haja incompatibilidade entre o ser-se aficionado e ao mesmo tempo bióloga. Para tudo tenho um cantinho no coração. Chamem-me de irracional, louca, insana, mas não me critiquem por ter um Deus, uma ciência exacta e gostar de toiros.

Sem comentários: