Orangotangos em perigo?!
A desflorestação e a caça furtiva podem levar à extinção dos orangotangos dentro de uma década
As ilhas de Borneo e Sumatra são o último lugar do mundo onde existem orangotangos em liberdade mas, se se continuar o ritmo anual de desaparecimento, poderão extinguir-se em apenas dez anos, segundo os investigadores.
Os últimos censos e dados estimados pelos centros de conservação de orangotangos na Indonésia indicam que apenas existem uns 5.000 exemplares em Sumatra e entre 15.000 e 20.000 em Borneo, um número muito abaixo dos 60.000 que indicava o último censo oficial, elaborado em finais dos anos noventa.
«Pode-se considerar que o orangotango estará genéticamente morto dentro de cinco a dez anos. Isso significa que não existirão suficientes animais para que a espécie seja viável genéticamente», explicou Karmele Llano, veterinária espanhola que trabalha na Indonésia na conservação destes e outros primatas.
A desflorestação incontrolada - nos últimos vinte anos foram destruídos ou degradados 80 por cento dos bosques tropicais da Indonésia -, a fragmentação do habitat e a caça furtiva deixaram estes animais sem possibilidades de sobreviver na natureza.
(notícia in Abc.es)
Sem comentários:
Enviar um comentário